Berçário / Creche
Os primeiros anos de vida correspondem a uma fase de crescimento e a um reconhecimento e adaptação ao mundo exterior, que a criança procura conhecer através dos seus sentidos.

A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.

A preocupação crescente com os primeiros anos de vida da criança e com a qualidade dos contextos em que está enquadrada, é algo que está patente em diferentes sociedades em geral, devido ao reconhecimento da importância desta fase do desenvolvimento da criança enquanto indivíduo.

Os Pequenos e Reguilas têm como principais objectivos:

  • Proporcionar o atendimento individualizado num clima de segurança afectiva;
  • Colaborar estreitamente com a família, numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
  • Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou NEE, encaminhando adequadamente as situações detectadas;
  • Realizar acção de carácter sociocultural através do envolvimento de todas as gerações presentes no estabelecimento e das suas famílias e com impacto na comunidade local.

Pais, educadores e auxiliares devem trabalhar como uma equipa dinâmica e participativa, pois tudo na vida da criança está interligado. Assim, através da comunicação, preferencialmente direta e diária, desenvolve-se o respeito mútuo e todas as partes reconhecem a sua contribuição para o desenvolvimento da criança.